Pneu careca: não pague esse mico

5 dicas para economizar combustível

12 de dezembro de 2018
Exibir tudo

Pneu careca: não pague esse mico

Todo mundo sabe que pneu careca é um risco para a segurança do motorista e dos passageiros, no entanto, é bastante comum ver alguns veículos por aí com seus motoristas rodando tranquilamente.

Pra que pagar este mico não é mesmo! Viajar e ainda ter o pneu estourado na estrada.

Por isso, o cuidado com pneu é importante, como diz o ditado: Pneu careca não presta! Quem trafega nestas condições de modo provável vai ter a surpresa do pneu furado, o que manda trocas por estepe e sujeira na roupa, algo detestável à grande parte dos motoristas.

Fique ligado, ao prazo de validado descrito nas embalagens. Sem esta informação os motoristas não imaginam qual a data em que devem providenciar as trocas e ficam suscetíveis aos danos do pneu inválido.

Tenha em mente que é fundamental cuidar da saúde dos pneus para evitar todos os perigos citados. No entanto, pneus carecas também geram multa, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Por isso, vale a pena trocar os pneus sempre que necessário. Para saber quando chegou a hora, observe os sulcos e verifique a altura das bandas de rolagem em relação a eles. Se a proporção for a mesma ou for impossível identificar, o pneu está careca.

Você também pode levar seu veículo a uma mecânica de sua confiança. Lá, o profissional avaliará a situação do pneu careca e indicará a troca de um ou todos, de acordo com seus estados.